segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PROJETO: O Berçário e os pequenos tesouros a descobrir.



CONTEXTUALIZAÇÃO:

        
O projeto descrito foi elaborado e acionado em uma escola municipal de Educação Infantil e se destina a atender crianças na faixa etária do Berçário, bebês entre quatro meses a três anos de idade.

Cada educadora que se propôs a pensar esse projeto, elencando atividades e fundamentando sua prática pedagógica em preceitos que valorizem as descobertas dos bebês, buscará adequar as atividades as situações de sua sala de estimulação do Berçário, bem como, a faixa etária e as necessidades de cada criança que acolherá.


JUSTIFICATIVA:


            As crianças pequenas na idade dos Berçários estão em pleno processo de desenvolvimento e conhecimento do mundo em que as cerca. Buscam, a cada olhar e contato com o mundo, perceber uma maneira de melhor se locomover e de (re)significar suas experiências.

            Mas como os bebês compreendem o mundo? Como podemos auxiliá-los em suas conquistas e no entendimento dos elementos cotidianos?

            Pensando nessas questões e em como contribuir em suas conquistas, optamos em desenvolver com os alunos exercícios de estimulação, aproveitando as brincadeiras heurísticas e o saco de tesouros. Com isso, buscaremos estabelecer uma relação entre estimulação, interação e mediação das educadoras com os bebês e seus pares.

            O brincar heurístico é uma abordagem desenvolvida por Elionor Goldschmied (2006) e colocada em prática em alguns países da Europa, visando, através de objetos simples do dia-a-dia e receptáculos, oferecer um ambiente rico de experiências nos quais os bebês possam desvendar por si mesmos, sem ou com pouca intervenção de adultos, os diversos desafios que as cerca e as inúmeras possibilidades de exploração de cada elemento de descoberta.

            As crianças, quando começam a se locomover nos espaços do berçário, passam a ter interesses por treinos motores e, a partir disto, o desejo por brinquedos distintos e distantes do seu alcance torna-se uma constante. Isso porque, quando começam a engatinhar ou caminhar o que mais querem é exibir suas novas habilidades, não lhes entretendo mais exercícios lúdicos onde permaneçam apenas sentadas e nem com fins estipulados, preferindo inventar suas próprias experiências, executando jogos que aos olhos do adulto, algumas vezes, parecem bagunça e desordem.

            Justificamos, assim, a necessidade de embasar nossa prática docente em momentos em que os brinquedos heurísticos tornem-se parte do processo de aprendizagem. Entretanto, é preciso deixar claro que a manipulação desta coleção de itens não será uma constância na ação de nosso projeto, mas sim um elemento integrante e importante de investigação e análise, com as quais, junto com nossos bebês, estaremos aprendendo a desenvolver uma nova prática educativa nos berçários.

            Além disso, serão elaborados recursos para promover progressos no crescimento dos alunos, visando às habilidades cabíveis para cada faixa etária, englobando aspectos como: oralidade, coordenação motora ampla e fina, noções de espaço e tempo e soluções de problemas.

OBJETIVO:

            Propiciar aos bebês vivências e interações com diversos artefatos e ambientes, promovendo exercícios de estimulação nos quais as crianças possam realizar (re)descobertas através de manipulações autônomas nos cantos de aprendizagem do berçário.

Metodologia:

Atividades/ Recursos:

- Cesto de tesouros;

- Sacos de brinquedos heurísticos;

- Exercícios da coordenação motora: prancha de equilíbrio, bola suíça, canos, escada, carrinho de madeira, tapete das sensações, tapete de plástico bolha, espaguete, rampa.

- Exercícios de noção espaciais: túnel, casinha de caixa, caixas diversas, panos presos no teto, bambolês, bolas de diversos tamanhos, bolas de meia, bola de papel, bola de elástico.

- Exercícios de noção viso- motora: bambolê, bolas, painel interativo, extensores.

- Exercícios de coordenação motora fina: massa de modelar, sagu, mingau, brincadeira na areia, tapete das sensações, tapete de plástico bolha, bacia de encaixe

- Histórias: “A lenda da Páscoa”, “A lenda de São João”, “A galinha Choca”, “Eu a amo muito”, “Terra maravilhosa”, “A brisa e a flor”, “Meus porquinhos”, “ A bola quiquica”

- Vivencias com animais vivos: pintinhos, galinha garnizé, pato, coelho.

AVALIAÇÃO

            Considerando nossa proposta pedagógica, entendemos a avaliação como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.

            É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar e redirecionar este processo como um todo.

No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem.

Assim, a avaliação deve se dar de forma sistemática e contínua, processual tendo como objetivo principal a melhoria da ação educativa. Os pais, também, têm o direito e o dever de acompanhar o desenvolvimento de seu filho, se interando dos avanços e conquistas, compreendendo os objetivos e ações desenvolvidas pela escola.


 BIBLIOGRAFIA

GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Imagem: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6462736029140444875#editor/target=post;postID=3026428930290229580


Educadoras: Cláudia Tapia Sikilero, Sara Cristina Kilpp Fernandes e Vanessa Mendes






Um comentário:

  1. Olá!! Profs, eu adorei tudo que descreveram nesse projeto. Onde encontramos descrição das atividades??

    ResponderExcluir