
CONTEXTUALIZAÇÃO:
O projeto descrito foi
elaborado e acionado em uma escola municipal de Educação Infantil e se destina
a atender crianças na faixa etária do Berçário, bebês entre quatro meses a três anos
de idade.
Cada educadora que se propôs a
pensar esse projeto, elencando atividades e fundamentando sua prática
pedagógica em preceitos que valorizem as descobertas dos bebês, buscará adequar
as atividades as situações de sua sala de estimulação do Berçário, bem como, a
faixa etária e as necessidades de cada criança que acolherá.
JUSTIFICATIVA:
As crianças pequenas na idade dos
Berçários estão em pleno processo de desenvolvimento e conhecimento do mundo em
que as cerca. Buscam, a cada olhar e contato com o mundo, perceber uma maneira de
melhor se locomover e de (re)significar suas experiências.
Mas como os bebês compreendem o
mundo? Como podemos auxiliá-los em suas conquistas e no entendimento dos
elementos cotidianos?
Pensando nessas questões e em como contribuir
em suas conquistas, optamos em desenvolver com os alunos exercícios de
estimulação, aproveitando as brincadeiras heurísticas e o saco de tesouros. Com
isso, buscaremos estabelecer uma relação entre estimulação, interação e
mediação das educadoras com os bebês e seus pares.
O brincar heurístico é uma abordagem
desenvolvida por Elionor Goldschmied (2006) e colocada em prática em alguns
países da Europa, visando, através de objetos simples do dia-a-dia e receptáculos,
oferecer um ambiente rico de experiências nos quais os bebês possam desvendar por
si mesmos, sem ou com pouca intervenção de adultos, os diversos desafios que as
cerca e as inúmeras possibilidades de exploração de cada elemento de
descoberta.
As crianças, quando começam a se
locomover nos espaços do berçário, passam a ter interesses por treinos motores
e, a partir disto, o desejo por brinquedos distintos e distantes do seu alcance
torna-se uma constante. Isso porque, quando começam a engatinhar ou caminhar o
que mais querem é exibir suas novas habilidades, não lhes entretendo mais
exercícios lúdicos onde permaneçam apenas sentadas e nem com fins estipulados,
preferindo inventar suas próprias experiências, executando jogos que aos olhos
do adulto, algumas vezes, parecem bagunça e desordem.
Justificamos, assim, a necessidade
de embasar nossa prática docente em momentos em que os brinquedos heurísticos
tornem-se parte do processo de aprendizagem. Entretanto, é preciso deixar claro
que a manipulação desta coleção de itens não será uma constância na ação de
nosso projeto, mas sim um elemento integrante e importante de investigação e
análise, com as quais, junto com nossos bebês, estaremos aprendendo a
desenvolver uma nova prática educativa nos berçários.
Além disso, serão elaborados
recursos para promover progressos no crescimento dos alunos, visando às
habilidades cabíveis para cada faixa etária, englobando aspectos como:
oralidade, coordenação motora ampla e fina, noções de espaço e tempo e soluções
de problemas.
OBJETIVO:
Propiciar
aos bebês vivências e interações com diversos artefatos e ambientes, promovendo
exercícios de estimulação nos quais as crianças possam realizar (re)descobertas
através de manipulações autônomas nos cantos de aprendizagem do berçário.
Metodologia:
Atividades/ Recursos:
- Cesto de tesouros;
- Sacos de brinquedos
heurísticos;
- Exercícios da coordenação
motora: prancha de equilíbrio, bola suíça, canos, escada, carrinho de madeira,
tapete das sensações, tapete de plástico bolha, espaguete, rampa.
- Exercícios de noção espaciais:
túnel, casinha de caixa, caixas diversas, panos presos no teto, bambolês, bolas
de diversos tamanhos, bolas de meia, bola de papel, bola de elástico.
- Exercícios de noção viso-
motora: bambolê, bolas, painel interativo, extensores.
- Exercícios de coordenação motora
fina: massa de modelar, sagu, mingau, brincadeira na areia, tapete das
sensações, tapete de plástico bolha, bacia de encaixe
- Histórias: “A lenda da Páscoa”,
“A lenda de São João”, “A galinha Choca”, “Eu a amo muito”, “Terra
maravilhosa”, “A brisa e a flor”, “Meus porquinhos”, “ A bola quiquica”
- Vivencias com animais vivos:
pintinhos, galinha garnizé, pato, coelho.
AVALIAÇÃO
Considerando
nossa proposta pedagógica, entendemos a avaliação como um conjunto de ações que
auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e
ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças.
É
um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor
definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem
avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar e
redirecionar este processo como um todo.
No que se refere às
crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas, suas
dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem.
Assim, a avaliação deve se dar de
forma sistemática e contínua, processual tendo como objetivo principal a
melhoria da ação educativa. Os pais, também, têm o direito e o dever de
acompanhar o desenvolvimento de seu filho, se interando dos avanços e
conquistas, compreendendo os objetivos e ações desenvolvidas pela escola.
BIBLIOGRAFIA
GOLDSCHMIED, Elinor & JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Imagem: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6462736029140444875#editor/target=post;postID=3026428930290229580
Olá!! Profs, eu adorei tudo que descreveram nesse projeto. Onde encontramos descrição das atividades??
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