sexta-feira, 8 de junho de 2012

Retrospectiva 2011... Ressignificando o trabalho educativo do Berçário

Olá educadores de bebês!
        Em 2011 muitas atividades importantes para o desenvolvimento de nossos pequenos alunos foram realizadas. Pretendo nas próximas postagens relatar algumas (espero que aproveitem e boa leitura!).

1) Percepção sonora:


Recursos:

Chocalhos, músicas, instrumentos musicais, baquetas de madeira, papel celofane, molho de chaves, etc.


Atividades:

a) Exploração livre dos bebês a fim de que conheçam os materiais.

b) Brincadeiras e desafios sonoros estimulados pelas educadoras.

c) Oferecimento de diversos tipos de canções de brincar e de ninar, tomando cuidado para que essa música não se torne som ambiente e frequente no espaço do Berçário. Já que as canções devem se distinguir dos demais sons comuns: choros, risos, conversas... Pois a música necessita ser um recurso educador e não um poluente sonoro.

d) Pesquisa com as famílias sobre os tipos de canções de brincar e ninar que costumam cantar com seus filhos. Reconhecer essas canções auxilia no acolhimento e adaptação dos pequenos alunos.

e) Sugestão de leitura:

* O rosto dos bebês foi coberto objetivando proteger suas identidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário