domingo, 7 de outubro de 2012

Imagens de alguns "tesouros descobertos".

     

     As crianças quando brincam estão atuando e conhecendo seu meio. Além disso, de maneira espontânea e sistêmica, edificam fundamentos elementares para suas futuras aprendizagens. Autores como Piaget e Vygostsky apontam em suas teorias que as crianças constroem a compreensão do mundo que as rodeiam através do seu envolvimento ativo com o ambiente (DOHERTY, 2011, p. 138). As brincadeiras exploratórias auxiliam os bebês a facilitarem esse conhecimento, porém, se isto lhes for negado, haverá prejuízos em suas experiências.
    Ainda assim, a brincadeira oportuniza aos bebês a organização de comparações e de perspectivas em relação ao mundo que experimentam. Apesar de inconstantes e totalmente espontâneos, o jogo de exploração que os bebês estabelecem com o ambiente, conjunta teorias de causa e efeito, desenvolve a linguagem simbólica, relações com o espaço e a noção planejamento e resultado. Para alguns autores esse comportamento exploratório mostra indícios do exercício da memória, pensamento e planejamento nas ações das crianças pequenas (LINDON apud DOHERTY, 2011, p. 141).
    Contudo, ainda que as brincadeiras nos berçários sejam exploratórias e “naturais”, educadoras e educadores devem propor atividades e estímulos que facilitem as aprendizagem e interações dos bebês com o mundo. Nesta postagem compilei algumas imagens que ilustram atividades realizadas com nossos bebês durante o projeto “O Berçário e os pequenos tesouros a descobrir".





Varal de imagens
 
As imagens são coladas em papel cartão e plastificadas. O varal deve ficar ao alcance dos olhos e do manuseio dos bebês, inclusive os prendedores de roupas. Essa acessibilidade dará a oportunidade às crianças em aprender como retirar e colocar as figuras (retirar, muito mais do que colocá-las... Podem ter certeza disso!!!!!).



Brincadeira na areia



 Exploração com sagu de suco de beterraba
 
O sagu foi colocado na piscina de plástico e os bebês foram convidados a manuseá-lo. No início causou estranhamento (e até choro), contudo, após certa intimidade com o recurso, as crianças aceitaram  colocá-lo na palma da mão e até experimentaram.
 
 


 
Massa de modelar comestivel
 
 
Feita com leite em pó, leite de coco e gelatina de morango. Nem todos os bebês estavam disponíveis a esse manuseio, o que é natural em uma sala de Berçário. O estimulo é ofertado, porém é preciso respeitar o ritmo e a aceitação de cada bebê em conhecer e participar do novo jogo.





 
Brincadeira com retalhos de madeira
 
 
O recurso permite que as crianças realizem experiências espaciais e pequenas construções.



 Animais domésticos
 
Além do coelho, tivemos a visita de outros animais: galinhas, pintinhos e patos.


 
Ovos de gelatina
 
 
Nem sempre o que é proposto da certo! Principalmente quando o exercício é feito com crianças tão pequenas. Desagradou os bebês a textura e a temperatura do recurso, apenas uma ou duas crianças quiseram manusear a gelatina, porém, ainda assim, o fizeram apertando os olhinhos e fazendo cara de nojo!
 
 

 
Saco dos tesouros
 
Foram dispostos na sala do Berçário alguns sacos de TNT contendo alguns elementos de texturas diversas: fibra de algodão, bolinhas de revista, maçãs, pinha e chaves. Essa atividade foi uma variação do cesto de tesouros. Algumas vezes, fica dificil guardar tantos materias no Berçário, buscamos uma solução para desenvolver o exercício com os tesouros, sem necessitar utilizar o cesto. O resultado foi bom e as crianças exploraram os recursos sem muito estranhamento e utilizam os saco para "esconder" os elementos e criando, de maneira espontânea, novas coleções.

 
Túnel
 
Os exercícios com o Túnel e as casinhas são importantes em um Berçário, pois desenvolvem o conceito da Reversibilidade ( o bebê acredita que quando algum objeto ou pessoa desaparece do seu campo de visão: sumiu, ao invés, de estar apenas escondido)
 
 
Exploração com revista
 
 
Agrada muito aos bebês manusear, rasgar e olhar as figuras das revistas. Agumas crianças iniciam, inclusive, a folhear as páginas como se lessem às revistas, sendo isso, um exercício fundamental para o letramento, quando relacionado especialmente a decodificação das letras.



 Pintando com chocolate
 
 
O chocolate foi oferecido as crianças com a temperatura morna, o que agradou bem mais os bebês do que manuseio do ovos de gelatina. De maneira espontânea as crianças produziram pinturas no TNT branco.



 
 
Caixas de papelão
 
Agrada muito aos bebês desenvolver atividades em que possam realizar experiências, ocupando caixas, cestos e potes com objetos ou seu próprio corpo.



Referência:

BROCK, A., DODDS, S., JARVIS, P. e OLUSOGA, Y. Brincar: aprendizagem para a vida. Porto Alegre: Penso, 2011.